*Por Fernando Eleutério

Marcas e empresas se consolidam no ambiente corporativo e conquistam o respeito e a admiração do mercado por meio de muita dedicação, trabalho e aprimoramento contínuo, afinal essas condições são básicas para qualquer negócio.

Diante de cenários que podem mudar e afetar diretamente o mercado (político, econômico, financeiro, entre outros) e resultados que nem sempre são os esperados, uma nova realidade se estabelece e uma pergunta se repete: “O que fazer?”.

Marcas, produtos, empresas, gestores e todos com postos estratégicos devem estar prontos para olhar além dos caminhos já trilhados, pois estes servem para consolidar o que já foi feito. Novos cenários surgem, a velocidade e a constante troca de informações exigem flexibilidade e entendimento, porque agora não existem mais fronteiras, tudo e todos se baseiam em uma mesma fonte primária: a conexão.

As pessoas vivem socialmente inseridas em um contexto que reflete o momento presente e irreversível, mas o mercado corporativo ainda sofre de Miopia Digital, são os pontos contraditórios de uma mesma realidade.

O Brasil é líder no tempo gasto em redes sociais, 60% a mais do que o resto do planeta, 41% das pessoas pesquisam em canais digitais antes de efetuar uma compra, dois a cada três brasileiros dão feedback para as marcas via redes sociais e 74% “curtem” empresas e marcas no Facebook.

O mundo mudou e a maior empresa de táxis do mundo não possui nenhum veículo em frota (Uber), a maior empresa de mídia do mundo não produz nenhum conteúdo (Facebook), o varejista virtual com maior valor de mercado do mundo não possui nenhuma peça em seu estoque (Alibaba).

E sobre a pergunta: “O que fazer com relação ao planejamento de redes sociais”?

Bem, a resposta é uma série de ações conjuntas para que seu negócio seja dentro do seu segmento, o reflexo das necessidades atuais do mundo moderno. Existem duas possibilidades para quem ainda não se mexeu: a 1º é se adaptar imediatamente e a 2º é encerrar as atividades.

Uma empresa, uma marca ou um produto que não esta preparada para uma relação de troca de informações com seus consumidores, sejam fãs ou críticos, não tem credibilidade, não é segura.

Entender o cenário atual, criar estratégias e adequar o seu posicionamento é vital, não importa qual o ramo de atuação, todos precisam ter presença marcante no mundo online.

Somos uma agência de comunicação integrada, com um portfólio de referência para o marketing digital e planejamento de redes sociais. A Livecomm atua no entendimento da demanda de cada cliente, aplicando estratégias e planejamento digital para que todos tenham presença marcante em seu segmento, dentro da nova realidade do mercado.

Detectamos os pontos fracos, elaboramos as melhores soluções e aplicamos através de gestão, para que cada cliente tenha maior alcance e potencialize seus resultados em qualquer ambiente: redes sociais, off-line, comunicação interna e em todo ambiente digital.

 

*Fernando Eleutério é sócio responsável pela área de Novos Negócios da Livecomm

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